Home
O Chi Kung
O Chi
Chi Kung
Origem
Quem pode praticar
Como funciona
Tipos
Chi Kung Medicinal
Por que Chi Kung Medicinal
Benefícios
Cursos
Programa Chi Kung
WebCasting
Depoimentos
Links
Imprensa
Fale Conosco





Todos os seres vivos possuem um campo de energia externo chamado de Weiqi, traduzido como energia de defesa. O conceito de Weiqi para o Chi Kung é um pouco diferente daquele utilizado na MTC. Na MTC o Weiqi limita-se à superfície do corpo, circulando nos tendões e músculos. No Chi Kung o Weiqi expande-se além dos limites do corpo formando três camadas energéticas. Cada uma destas camadas tem origem nos órgãos internos. O Dan Tien inferior sustenta a primeira camada de Weiqi, o Dan Tien médio sustenta a segunda camada e o superior a terceira camada de Weiqi. Essas camadas podem ser fortalecidas através da alimentação, exercícios, orações, repouso adequado e meditações.

Fatores internos ou externos afetam o Weiqi e podem criar buracos no campo de proteção propiciando a entrada de fatores patogênicos. O Chi Kung Medicinal é constituído de técnicas que utilizam a "sabedoria" dos campos internos e externos de energia para tonificar, purgar e equilibrar estas energias. O Chi Kung Medicinal é um método seguro e eficaz para livrar o corpo de "fatores patogênicos acumulados". Essa terapia combina técnicas respiratórias, movimentos, visualização e intenção, a fim de promover a saúde, longevidade e controle sobre a própria vida.

Na China aqueles interessados em completar o programa de Chi Kung Medicinal devem especializar-se nas cinco modalidades de Chi Kung medicinal:

1. Terapia de emissão de Chi
2. Prescrições de regulação de Chi
3. Massagem terapêutica de Chi Kung
4. Terapia dos Sons que Curam
5. Terapia da agulha invisível

Os objetivos do Chi Kung Medicinal seguem uma seqüência composta de três etapas:

1. Eliminar os fatores patogênicos internos (emoções) e externos
2. Aumentar ou reduzir de acordo com a necessidade os níveis de Chi
3. Regular e equilibrar o Yin e o Yang dos pacientes a fim de equilibrar as energias e harmonizar o corpo

O Chi Kung Medicinal consiste na regulação dos três campos externos de Weiqi e dos quatro campos internos de energia vital (Vento do Chi nutricional, Mar do Sangue, Mar da Medula , e o Bastão Central). Os exercícios de Chi Kung medicinal têm como objetivo aliviar a dor, desintoxicar o corpo de emoções tóxicas, corrigir disfunções dos órgãos internos e o excesso ou deficiências de Chi e sangue.